Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

SAUDADES: 23 Anos sem Gonzagão.


SAUDADES DO "REI DO BAIÃO!!!"
“Quero ser lembrado como o sanfoneiro que amou e cantou muito seu povo, o sertão; que cantou as aves, os animais, os padres, os cangaceiros, os retirantes, os valentes, os covardes, o amor. Este sanfoneiro viveu feliz por ver o seu nome reconhecido por outros poetas, Quero ser lembrado como o sanfoneiro que cantou muito o seu povo, que foi honesto, que criou filhos, que amou a vida, deixando um exemplo de trabalho, de paz e amor.”
As palavras que ocuparam o parágrafo acima foram ditas por Luiz Gonzaga, o artista mais completo de Pernambuco. Cantor, compositor e instrumentista, o Rei do Baião falou como ninguém sobre as peculiaridades do Sertão. Hoje fazem exatamente 23 anos da morte de Luiz Gonzaga, que despontou de Exu para o mundo.
Nascido em 1912 na zona rural de Exu, o mestre de todos os sanfoneiros nordestinos aprendeu a tocar acordeão com o pai Januário, que trabalhava na roça e nas horas vagas tocava sanfona, além de consertar o instrumento. Sua canção mais emblemática é “Asa Branca”, que compôs em parceria com o cearense Humberto Teixeiro. Este ano o Brasil comemora os 100 anos do centenário do Rei do Baião.
OBS: COM CERTEZA..... A SUA VOZ E SUA SANFONA DEVEM ESTAR EMITINDO ACORDES NA GRANDIOSA E AFINADA ORQUESTRA CELESTIAL!!! 
MAESTRO: PAULINHO MENEZES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário