Utilizar o sistema de transporte coletivo por ónibus em Natal e região metropolitana, vem se tornando uma tortura diária para centenas de pessoas que dependem do serviço. A superlotação dos carros, os constantes congestionamentos e uma tarifa cara contribuem para a insatisfação da população.
Os trabalhadores e estudantes de comunidades como Cidade das Flores e das Rosas, Jardim Petrópolis, Plaza Garden, Golandim e Rego Moleiro em São Gonçalo, Nova Parnamirim, Eucaliptos em Parnamirim, e Santa Rita em Extremoz, vêm sendo prejudicado pela falta de um entendimento entre os gestores do transporte destes municípios com a SEMOB, o SETURN e o DER.
A principal reclamação da população dessas localidades, é a falta da integração (que concederia a segunda passagem gratuita) entre as linhas que operam nestes lugares com as demais linhas urbanas da capital.
Entre tantos transtornos, uma pergunta continua sem resposta. Por que estes usuários do transporte semiurbano do anel 1 que já utilizam o mesmo sistema da bilhetagem eletrônica (guetes), o mesmo cartão (natalcard), pagam o mesmo valor da tarifa de Natal (R$ 2,20), não podem fazer a integração com o sistema urbano da capital?
Em 1997 foi criada a região metropolitana de Natal através da Lei 152, hoje essa área é composta por dez municípios entre os quais estão as cidades já citadas.
No Art. 2º a lei destaca como um dos seus objetivos “promover a integração e uniformização dos serviços comuns e de interesses da Região Metropolitana”.
Observando o problema e analisando as atitudes dos gestores, até parece que o transporte público não é do interesse dessa região.
Um Plano Diretor de Transporte vem sendo elaborado para a área metropolitana, mas sua execução ainda não saiu do papel e já se arrasta desde 2008.
Uma coisa é certa, a integração dessas linhas, depende também do engajamento da população no sentido de cobrar das autoridades uma solução que favoreça todos.
Em breve o conselho fará reunião para discutir novos encaminhamentos para o problema.
Outras informações no link: http://conselhoemacao2010.blogspot.com/2010/12/empasse-seturn-decide-por-negar.html
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