Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de julho de 2015

Governador Robinson Faria anuncia concurso de Bandas Filarmônicas para Dezembro


Julianne Faria ( Sec. da Sethas),Robinson Faria( Gov. do RN) e associações beneficiadas




Durante a assinatura de convênios do Edital de Bandas Filarmônicas para Juventude no valor total de R$: 4.081.121,06 (Quatro Milhões, Oitenta e um mil, Cento e vinte e um reais e Seis centavos), que vai beneficiar diretamente 2.237 jovens residentes no interior do Estado, o governador Robinson Faria anunciou o concurso de Bandas Filarmônicas para o mês de Dezembro deste ano.

“A música é transformadora de valor educacional inestimável. Já que estamos assinando esse convênio com 41 associações de diferentes municípios do interior, vamos lançar o desafio de no mês de Dezembro, que é mês do Natal, realizar um concurso de filarmônicas”, disse o governador Robinson Faria.

A secretária de Trabalho e Ação Social (Sethas), Julianne Faria afirmou que a juventude jamais será esquecida e que sua maior felicidade será ver os jovens que estão sendo beneficiados pondo em prática tudo que irão aprender.

O ato que marcou a assinatura dos convênios com as associações e as prefeituras foi bastante concorrido e contou com a participação dos secretários de Estado do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira; os secretários extraordinários de Cultura e Juventude, Rodrigo Bico e Divaneide Basílio; o deputado estadual Fernando Mineiro; o prefeito Cid Arruda, de Nova Cruz e presidente da Associação Espírita de Arez, Francisco Ferreira Xixi, que representaram os demais envolvidos nos convênios de Cooperação.

Cada associação beneficiada vai receber investimentos de aproximadamente R$ 90 (Noventa Mil Reais), para aquisição de 75 instrumentos musicais, incluindo materiais de consumo e acessórios, computadores e impressoras, além do apoio de um maestro por 04 meses e a formação técnica sistemática para beneficiários e gestores. Os recursos destinados para estes investimentos são do Governo do Estado do RN, através do RN Sustentável, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento e das Finanças. Esta é uma ação desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, com apoio da Fundação José Augusto.

O presidente da Associação Espírita de Arez, representante das Associações de Bandas, Francisco Ferreira Xixi, afirmou aos presentes que a ideia é inspiradora, pois a música influencia e modifica destinos. “As bandas, se bem administradas e bem encaminhadas possibilitarão o autoconhecimento e o desenvolvimento também para a formação escolar e individual”, terminando sua participação no dispositivo, enaltecendo a iniciativa do Governo, utilizando-se de uma frase de Madre Tereza de Calcutá: “As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam". O prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda, associou a atividade musical das bandas com o fortalecimento do turismo no interior do Estado: “Nada mais adequado para as cidades do interior do que ter suas bandas filarmônicas e que a manutenção dos municípios, através de oferecer os locais para ensaio, seja um comprometimento permanente”, disse ele.

As prefeituras municipais têm um papel importante e fundamental nesse processo. Durante a assinatura dos convênios com as associações serão assinados termos de cooperação entre as prefeituras envolvidas e o Governo do Estado, com a finalidade de assegurar recursos para a continuidade da banda após o investimento inicial aportado pelo Governo. Este termo consiste na garantia do pagamento do regente/maestro, bem como do custeio para manutenção dos instrumentos durante toda a vida útil da banda filarmônica. Além disso, muitas prefeituras disponibilizarão espaço adequado para os ensaios e para a guarda dos instrumentos, assumindo a contrapartida de 10% dos recursos para que as associações se tornem aptas a assinarem o convênio.

A filarmônica de Jovens do município de Monte Alegre sob a regência do maestro Luís Dantas foi convidada para recepcionar os convidados. A filarmônica de Monte Alegre surgiu aproximadamente há dez anos num projeto semelhante e também financiado com recursos de empréstimos do Banco Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário