Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de março de 2015

‘Leide Morais’ reabre no domingo




Fechado há quase dois anos devido a problemas em sua estrutura física, o Hospital Municipal da Mulher “Maternidade Professor Leide Morais”, na zona Norte de Natal, será reaberto no próximo domingo, 9 de março, Dia Internacional da Mulher.

Ana SilvaOntem, dos 32 leitos da maternidade Leide Morais, 16 já estavam prontos. Os demais serão finalizados, segundo a SMS, até amanhãOntem, dos 32 leitos da maternidade Leide Morais, 16 já estavam prontos. Os demais serão finalizados, segundo a SMS, até amanhã

A conclusão da reforma do prédio, cujas obras começaram em junho de 2013 e custaram meio milhão de reais, foi atrapalhada por problemas burocráticos e acabou sendo adiada três vezes, mas agora o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, assegurou  que o serviço está em fase de finalização.

Segundo ele, dos 32 leitos da maternidade, 16 estão totalmente prontos e a outra metade está sendo concluída até esta sexta (6). “No domingo, a maternidade abrirá para testes, passando a operar normalmente a partir de segunda-feira (9)”, informou Luiz Roberto.

Ainda de acordo com o secretário, nesse início a Leide Morais funcionará com metade de sua capacidade. O motivo, dessa vez, não é deficiência na estrutura física, mas sim de pessoal. Com remanejamento de profissionais, Luiz Roberto espera que em mais um mês a maternidade esteja funcionando com 27 leitos. Já para ativar os cinco leitos restantes e ter a unidade operando em sua plenitude, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá que contratar novos profissionais, por meio de concurso público. A intenção é que o certame seja realizado até o meio do ano.

Luiz Roberto destaca que a reabertura da maternidade representa um ganho social muito grande para a população da zona Norte de Natal. Segundo ele, a unidade de saúde pública não só vai diminuir a sobrecarga no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, de Santa Catarina, como passará a oferecer uma modalidade diferente de atendimento – o parto humanizado –, com suítes individualizadas para as pacientes ficarem do pré-parto à fase posterior ao nascimento do bebê (puerpério), com direito a acompanhante em tempo integral e assistência dos profissionais médicos. 

Fonte; www.tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário