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quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Obras do gancho de Igapó serão iniciadas em janeiro de 2015

As obras que prometem resolver os transtornos no gancho de Igapó, nos acessos para a Zona Norte, litoral Norte e São Gonçalo do Amarante,  serão iniciadas em janeiro de 2015. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou ontem o contrato com as empresas para que em dez dias seja dada a Ordem de Serviço para instalação do canteiro de obras. 





Na mesma ocasião, também foi assinado o contrato para as obras da BR 101, entre Neópolis até o acesso de Pium, em Parnamirim, com previsão de início em fevereiro.A construtora A. Gaspar S/A irá construir o complexo viário do viaduto do gancho num investimento inicial de R$ 28.698.011. 
                             

O trecho receberá obras de melhoria para adequação de sua capacidade de fluxo. Pelo projeto, terá viaduto com 280 metros de comprimento e um túnel em formato “Y”, interligando a Avenida das Fronteiras com as rodovias BR-101, sentido Natal e RN-160, sentido São Gonçalo do Amarante.

De acordo com o superintendente do DNIT/RN, Walter Fernandes, quem passar pelo túnel em “Y” pode subir pela Avenida das Fronteiras, no sentido Igapó, ou no outro viés passando direto para São Gonçalo do Amarante. “Quem estiver saindo de São Gonçalo no sentido Ceará-Mirim passa pelo nível normal do piso já existente. Já os elevados vão fazer o sentido Natal/Ceará-Mirim/Natal”, explica o superintendente.

O projeto contempla ainda um sistema de drenagem com estação elevatória para bombeamento da água que possa se acumular no túnel, equipada com bombas submersíveis.Do outro lado da cidade, na Zona Sul, também devem começar em 2015 as obras na BR 101, partindo do viaduto de Ponta Negra até a saída de Parnamirim, nas proximidades do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN), num trecho de 14 km.

Para eliminar os pontos mais críticos ao longo da rodovia, seis viadutos foram projetados, dois túneis, um sistema de drenagem e ainda cinco novas passarelas e uma que será remanejada, a do Parque Aristófanes Fernandes,  que será reconstruída mais adiante no sentido Parnamirim/Natal. As passarelas eliminarão os semáforos ao longo da rodovia.

Também serão construídos abrigos para 29 pontos de ônibus nas vias marginais,  concentrando o tráfego local. O sistema de drenagem contará com um “túnel liner” no trecho do viaduto de Ponta Negra até o monumento da “Estrela de Natal”, em Neópolis, com extensão de 1.400 metros, diâmetro de 1.8 metros e uma profundidade de 22 metros. 

O investimento é de R$ 144.213.938 e a obra será executada pelo Consórcio Natal Parnamirim, formado pela construtora A. Gaspar S/A, I.M Comércio e Terraplenagem LTDA. e Geotec Engenharia S/S.No caso da BR 101, o consórcio está sendo contratado pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), que foi utilizado para as grandes obras da Copa do Mundo, inclusive pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo, para as obras de mobilidade urbana no entorno da Arena das Dunas. 

Esse regime reduz o tempo de conclusão dos serviços e permite a contratação da obra sem a apresentação do projeto executivo, que deve ser feito pela empreiteira depois que vencer a licitação.“As obras na 101 vão precisar ainda do projeto executivo que a empresa deve apresentar em três meses ao Dnit, que vai avaliar. 

Enquanto isso, a empresa vai preparando licenças e, depois de pronto o projeto executivo, discutido e aprovado, inicia a obra em fevereiro”, conta Walter Fernandes.

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