Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de julho de 2014

Google anuncia o fim do Orkut


“Adeus ao Orkut”. Foi esse o título usado pelo diretor de Engenharia do Google, Paulo Golgher, para decretar, oficialmente, que a rede social  Orkut está com os dias contados – uma década após ser criada. O Orkut, de acordo com Golgher, será descontinuado no dia 30 de setembro deste ano e os usuários já começaram a ser avisados.

Júnior SantosO Orkut chegou a reunir 40 milhões de usuários, mas vinha perdendo espaço para outras redesO Orkut chegou a reunir 40 milhões de usuários, mas vinha perdendo espaço para outras redes

Uma mensagem informando que a rede “não  estará mais disponível depois de 30 de setembro de 2014” já era visível ontem para quem entrava no site. Também desde ontem, novos usuários são impedidos de criar contas na rede.

Golgher anunciou o fim do Orkut por meio de um post publicado as 10h22 de ontem no blog oficial do Google, o googlebrasilblog.blogspot.com.br/. “Até lá (30 de setembro), não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição”, postou ele, acrescentando que os usuários poderão exportar as informações de seus perfis, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016).

O Orkut foi a primeira incursão do Google no mundo das redes sociais – foi criado há 10 anos - e nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. “As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram “redes sociais”, lembrou o diretor de Engenharia.

O fim da rede social está relacionado ao ritmo de crescimento aquém do registrado por outras plataformas do Google. “Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”, explicou  Golgher.

Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se o usuário não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google. Mais informações sobre como fazer isso estão disponíveis na Central de Ajuda do site.


Fonte: TNONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário